sexta-feira, 10 de junho de 2011

Strogonoff de Frango


Olás, amigos!




Hoje, sexta-feira 6/10, posto a primeira receita testada e aprovada por mim: o Strogonoff de Frango! A-ha, quem pensou que a minha primeira receita seria alguma técnica para fritar ovo ou como preparar aquele “delicioso” macarrão instantâneo, o famoso miojo (arghh), está profundamente enganado. O Strogonoff de Frango, ao contrário do que muita gente pensa, é um prato simples, barato e rápido para preparar. Então, mãos à obra!


Ingredientes:

½ Kg peito de frango congelado (sem pele e osso)
200g de creme de leite
Estrato de tomate
1 cebola média
2 dentes de alho
Azeite de oliva
Champignon
Orégano
½ Limão
Pimenta do reino branca

Modo de preparo:

Corte em cubos o peito de frango semi-congelado, e descanse os pedaços no limão por um tempo para tirar aquele cheiro forte de açougue. O frango semi-congelado permite o corte dos cubos regulares (dica 1), deixando o prato com um aspecto interessante e bonito – isso descobri na prática.

Enquanto o frango descansa no limão, coloque num recipiente separado um dente de alho amassado e a pimenta do reino branca a gosto, é claro. Após os cubos terem “descansados” no limão (ótimo isso eheheh), adicione os cubos neste recipiente e misture bem os ingredientes.


Adicione a cebola picada e o outro dente de alho, com cinco colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem na panela que preparará o strogonoff. Acenda o fogo cuidadosamente para não causar sérias explosões (lembra daquele caso...), deixando a cebola dourar por alguns minutos. O segredo de uma boa comida é cozinhá-la no fogo baixo (dica 2).

Quando a cebola estiver dourada, adicione os cubos do peito do frango para pré-cozinhar. Os cubos ficaram esbranquiçados? Xiii, sua comida estragou!! Brincadeira, amigo(a)! Esse é um fenômeno comum quando preparamos galináceos e peixes. Nesse ponto, o seu coração deve estar batendo na garganta, não é mesmo? Será que vai dar certo? Será que vou conseguir? A resposta é “SIM”! Confie mais nos seus dotes culinários!

Quando os cubos estiverem todos brancos, ou seja, sem partes rosadas, adicione o creme de leite. Deixe cozinhar por, aproximadamente, mais 1 minuto. Tenho certeza que o cheiro está bom... Bem... pelo menos o meu ficou (rsrsrs)! Depois desse pequeno tempo de cozimento do creme de leite coloque, gradativamente, o estrato de tomate. A quantidade você quem definirá. Perceba que, quanto mais adicionamos o estrato, mas as cores poderão variar do rosa claro para o vermelho escuro. Sugestão: prefira uma cor intermediária. Assim o sabor não ficará muito forte (dica 3). Bonito, não? Você está quase lá!

Agora coloque os campingnons (inclusive você poderá adicionar palmito e alcaparras, se preferir), mas não os deixem muito tempo cozinhando. Pronto! Aí está o Strogonoff de Frango. Caso você não tenha amigos com olhos maiores que a barriga, essa porção dá suficientemente para quatro pessoas.

Assim, vou me despedindo com a certeza do seu sucesso na cozinha. Semana que vem trarei mais uma receita – e novas experiências – para compartilhar com você. Abraços!

Um comentário: