segunda-feira, 20 de junho de 2011

Feijão Simples

Olás, olás!

Ontem, 16/06, preparando a receita de feijão para postar em nosso blog, lembrei de uma conversa regada à tequila e patê de atum que eu, Alan e Janaína (outros compadres queridíssimos)tivemos . Comentei, na oportunidade, que cozinhar feijão era uma tarefa dificílima. Imagine! Julgava um prato muito complexo, que apenas os chefs experimentados (como dizia o saudoso Jimi Hendrix “are you experienced?”) estariam habilitados. Como gosto de desafios culinários (tá bom, esse é um hobby novo), resolvi prepará-lo para o ‘tradicional’ jantar de quinta-feira em meu apartamento. Preparar um feijão, como disse Alan, é mais simples que você imagina – afirmação que comprovei nas poucas horas dedicadas na cozinha.

Ingredientes:

½ Kg de Feijão
Azeite de oliva
2 cebolas
3 dentes de alho
Calabresa defumada
Bacon
Sal

Modo de preparo:

Você deverá selecionar os grãos bons e ruins, como tudo que fazemos na vida. Certamente haverão grãos danificados, pedrinhas, milhos, folhas secas e fada dos dentes (ops, estava brincando! ehehehehe). Depois de selecionados, importantíssimo lavar, lavar e lavar os grãos em água corrente. Ontem descobri na prática que, quando deixamos o feijão ‘descansando’ na água por um tempo, algumas casquinhas soltam. Sem problemas, pois o ‘descanso’ desprende gases que ocasionam a flatulência (que para os solteiros deixa de ser um problema à noite). Vamos lá.

Coloque o feijão na panela. Adicione água, e excede-a uns dois dedos o nível do feijão. Não utilizei panela de pressão por questões de segurança; o cozimento na panela convencional demora mais um pouco, mas não compromete o sabor. Enquanto o feijão estiver cozinhando, corte as duas cebolas, os dentes de alho, a calabresa defumada e o bacon (este em cubos menores). Refogue-os uns minutos com o azeite de oliva até atingirem o pré-cozimento.

Na panela destinada ao refogar dos temperos e carnes, adicione o feijão. Pronto! Caso você prefira, adicione um pouco de água para produzir mais caldo. Lembra da frase “coloque mais água no feijão, Fulano, que to chegando!”? Sirva à vontade!

Como semana que vem é São João, não postarei uma nova receita. Retorno dia 30/06 com outro prato. Gostaria de sugerir?! Aguardo, então! Agradeço a Heidi e Zé Antonio pelo apoio! Abraços!

Um comentário:

  1. Adorei o passo a passo do feijão!!!

    Zeca, já que é São João que tal fazer um cuzcuz de milho com carne seca? É um prato bem pernambucano, super simples, e muito consumido nessa época do ano. Vale a pena tentar, depois me conte. Bjksssss

    ResponderExcluir